27Set

ENERGIA FOTOVOLTAICA X AQUECIMENTO SOLAR

É comum as pessoas confundirem o uso de aquecedores solares com a energia solar fotovoltaica. Ambos utilizam a energia solar para atingir seus objetivos, mas o fazem de maneiras muito diferentes. Veremos essa diferença abaixo:

Aquecimento Solar

Para aquecimento solar, é preciso utilizar coletores solares. O calor dos raios solares aquece a água que passa dentro dos coletores, e depois, a água fica armazenada em um reservatório térmico. O sistema se conecta à rede hidráulica do imóvel provendo água quente para chuveiros e torneiras. Existem vários tipos de sistemas para essa tecnologia.

ENERGIA FOTOVOLTAICA X AQUECIMENTO SOLAR

Energia solar fotovoltaica

Diferentemente dos aquecedores de água, estes sistemas utilizam células fotovoltaicas que aproveitam a luz do sol para gerar corrente elétrica.

  • As células fotovoltaicas;

    São feitas de um material que reage a luz do sol, esse efeito é conhecido como efeito fotoelétrico. Com essa reação, eles começam a gerar tensão e corrente, semelhante uma pilha.

    Com a interligação de células em série e paralelo, tensão e capacidade de corrente vão somando-se, formando módulos.

  • Módulos Fotovoltaicos;

    São o conjunto de células em um frame estrutural. Normalmente são perfis de alumínio e vidro temperado. Os mais comuns, em sistema de geração conectados à rede, são módulos compostos pelo arranjo de 60 células ou 72 células. Normalmente a tensão total desses arranjos fica em torno de 38 a 44 Vdc e a corrente entre 8 e 10 Adc.

  • Para completar um sistema de geração conectado à rede ainda se faz necessário outro equipamento, que será o responsável por converter a energia DC dos módulos em energia AC, que é a que efetivamente compramos das concessionarias. Esse equipamento é o Inversor.

    Como a faixa de tensão DC dos inversores está entre 200 e 1.000 Volts e a faixa de tensão dos módulos está bem abaixo (38 a 44 Vdc), para configurar um sistema fotovoltaico se torna necessário interligar os módulos de forma que os níveis de tensão e ou corrente fiquem adequados aos níveis operacionais do inversor a ser utilizado. A este arranjo chamamos de “String”.

    Desta forma, um sistema fotovoltaico compreende basicamente os elementos abaixo:

    ENERGIA FOTOVOLTAICA X AQUECIMENTO SOLAR

    Com a interligação em série dos módulos a tensão vai se adicionando até chegar em um nível ótimo para o inversor especificado na planta fotovoltaica. Então o inversor solar, transforma essa tensão tipo CC dos módulos para uma tensão tipo AC (60Hz no Brasil) pronta para ser utilizada.

    Para que a instalação do sistema solar fotovoltaico seja efetivada e certificada, a concessionária de energia precisa trocar o medidor convencional por um medidor bidirecional, capaz de contabilizar tanto o consumo a partir da rede elétrica quanto a injeção da energia produzida pelo sistema fotovoltaico.

    ENERGIA FOTOVOLTAICA X AQUECIMENTO SOLAR

    Visão geral

    A diferença entre os sistemas de aquecimento e sistemas fotovoltaicos é que o aquecimento solar se limita a aquecer a água, enquanto os sistemas fotovoltaicos produzem energia elétrica, que por sua vez pode realizar diversos trabalhos – inclusive esquentar a água! Com o sistema de aquecimento é possível reduzir o consumo de energia ao deixar de utilizar chuveiros elétricos. Já o sistema solar fotovoltaico implica na redução da conta de energia considerando o uso de todos os equipamentos elétricos.

    ENERGIA FOTOVOLTAICA X AQUECIMENTO SOLAR