Kit de Energia Solar

Tudo o que você precisa saber sobre Kit de Energia Solar

Um kit de energia solar é uma composição de painéis solares e outros equipamentos que juntos vão gerar energia solar para alimentar a sua empresa, residência, sistema de bombeamento e qualquer outra coisa que utilize energia elétrica. Um kit de energia solar vem sem a mão-de-obra de instalação, ou seja, somente os equipamentos principais.

Quem pode instalar um kit de energia solar?

Se a aplicação do kit solar for em 12V qualquer pessoa que tenha um pouco de conhecimento em elétrica poderá instalar. Se for um kit de energia solar para casa, quem deve fazer isso é um eletrotécnico ou engenheiro pois um kit de energia solar residencial deve ser regularizado perante a concessionária de energia local e isso exige um ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e somente os profissionais da área podem fazer isso.

Kits de energia solar que não serão conectados à rede normalmente não precisam de ART, porém devem ser instalados por um profissional capacitado para garantir seu perfeito funcionamento.

Principais tipos de kits de energia solar:

• Kit de energia solar fotovoltaica para bombeamento/irrigação

• Kit de energia solar fotovoltaica para iluminação

• Kit de energia solar fotovoltaica para residências (casas)

Kit de energia solar para residência

O kit de energia solar para residência vem com todos os equipamentos necessários para se montar um sistema de geração de energia solar para uma casa conectada na rede elétrica da concessionária, ou seja, é um kit completo com painéis fotovoltaicos (painel solar), inversor solar (grid-tie), estrutura de fixação, cabeamento especial para corrente contínua e conectores especiais. Normalmente o kit painel solar residencial é desenvolvido para instalação em telhados residências e geralmente vem com estrutura de fixação específico para telhados com telhas de barro (mas isso pode ser alterado conforme o fornecedor).

Kit de energia solar para irrigação

São kits de grande porte e tem custo elevado. São compostos por vários painéis solares e são utilizados normalmente em fazendas. Esses kits são raros no Brasil pois a energia rural no Brasil possui incentivo do governo e muitas vezes não compensa financeiramente instalar um sistema deste porte. De qualquer forma eles existem e se faz necessário uma equipe de profissionais qualificados para fazerem a instalação de um kit de energia solar para irrigação.

Kit de energia solar para a iluminação

O kit de energia solar para iluminação vem com bateria, controlador de carga, painel solar e luminária. Eles podem vir já montados, como no caso de uma pequena luminária de jardim ou vir separado para que você mesmo monte. Além destes dois tipos, existem kits de iluminação pública; eles normalmente utilizam lâmpadas Led, baterias estacionárias, controlador de carga e também, o Poste. A grande maioria desses kits funciona em 12V e por isso não é necessário um técnico para a sua instalação (com exceção do poste de iluminação pública, que depende alguns critérios técnicos específicos).

Vida útil e retorno do investimento

A vida útil de um sistema fotovoltaico gira em torno de 25 anos, sendo que na maioria dos casos, o retorno do investimento acontece entre 4 e 8 anos. Essa variação é devida ao local onde será instalado o sistema, já que o retorno do investimento depende do valor da tarifa de energia e do potencial de geração solar do local.

Créditos: Portal Solar


Precisa de uma solução em Geração de Energia?
Entre em contato e conheça nossas soluções de acordo com suas necessidades







Código de segurança:
Digite o código de segurança
Acreditamos e trabalhamos por um crescimento sustentável, onde a harmonia entre a natureza, a tecnologia e o bem-estar coexistam.
Localização
Rua Dona Gemma Carvalho Alcântara, 94
Gopouva | Guarulhos - São Paulo
CEP: 07050-100
VER LOCALIZAÇÃO