As placas de energia solar são resistentes a chuva de granizo?

As placas de energia solar são resistentes a chuva de granizo?

Ao pensar em investir em um sistema de geração de energia solar fotovoltaico, surge um questionamento muito comum por parte de quem se interessa em adotar essa fonte de energia infinita e não agressora à natureza, que diz respeito à resistência das placas solares.

Realmente as placas de energia solar são resistentes a chuva de granizo?

Hoje neste artigo vamos responder a essa questão e você entenderá qual é o caminho para começar a ter uma atitude sustentável e, de quebra, reduzir imensamente seus gastos mensais com conta de luz!

Resistência a impactos mecânicos

O grau de resistência das placas solares disponíveis no mercado, depende diretamente da qualidade do produto adquirido. Existem, como em todos os segmentos, materiais de baixa qualidade — normalmente comercializados por empresas não certificadas por órgãos oficiais, que cobram abaixo do preço de mercado sem, no entanto, oferecer qualquer garantia de durabilidade. Por outro lado, existem empresas especialistas em soluções de geração de energia solar, nas quais você não terá motivos para se arrepender.

Atualmente, existem placas equipadas com embalagem estratificada, de vidro ou acrílico, que encapam os painéis de células fotovoltaicas de silício — material semicondutor e que capta a luz do sol para iniciar o processo de geração de energia. Essa composição é suficiente para proteger a placa, embora seja possível ampliar o nível de proteção, com alguns cuidados extras como por exemplo, cobri-lás com um tecido denso durante as chuvas. Mas vale ressaltar que essa é dica de proteção extra, mas que não é essencial.

Resistência à chuvas de granizo

A superfície protetora das placas modernas, são projetadas de acordo com normas internacionais, capazes de resistir a pedras de granizos em velocidades de até 50 mph. Contudo, a velocidade terminal máxima de uma pedra de granizo de 1 centímetro é de, no máximo, 20 mph. Então o sistema está mais que duplamente garantido!

Fora isso, o material externo que envolve e protege a placa é projetado e combinado quimicamente para suportar impactos mecânicos de diversas modalidades, não somente chuva de granizo, sem danificar as células receptoras. Dessa forma, o nível de resistência das placas solares é altíssimo, o que explica sua longa durabilidade — que pode chegar a até 40 anos — levando em conta sua baixa necessidade de manutenção.

Mas além da própria placa — que é altamente resistente, o posicionamento em sua instalação também pode ser feito de modo que seu nível de inclinação reduza sensivelmente o campo de alcance das pedras de granizo. Por isso, a necessidade de uma empresa especializada para a instalação.

Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco (11) 2087-1769


Precisa de uma solução em Geração de Energia?
Entre em contato e conheça nossas soluções de acordo com suas necessidades







Código de segurança:
Digite o código de segurança
Acreditamos e trabalhamos por um crescimento sustentável, onde a harmonia entre a natureza, a tecnologia e o bem-estar coexistam.
Localização
Rua Dona Gemma Carvalho Alcântara, 94
Gopouva | Guarulhos - São Paulo
CEP: 07050-100
VER LOCALIZAÇÃO