COMO SÃO FABRICADOS OS PAINÉIS SOLARES?

COMO SÃO FABRICADOS OS PAINÉIS SOLARES?

Painéis solares passam por um rigoroso processo de fabricação antes de captarem raios solares e gerar energia fotovoltaica. Ao vermos painéis solares que compõem uma usina solar ou que estão posicionados no telhado de uma residência, não sabemos o quanto é rigoroso o processo de fabricação.

Tem essa curiosidade? Já se perguntou como é seu processo de fabricação? Então neste artigo explicamos como e quais são os processos para fabricação de um painel solar.

1º Passo: Materiais Utilizados

Células Fotovoltaicas: o componente de cristal de silício ultrapuro fundamental do painel, uma vez que ela é responsável pela reação físico-química que transforma luz do sol em energia elétrica. Ela corresponde a 60% do custo do painel.

Vidro fotovoltaico: vidro especial ultrapuro com baixo teor de ferro utilizado na fabricação do painel, com a função de refletir menos e deixar o máximo de luz passar através dele.

Filme Encapsulante para o Painel Solar (EVA): o acetato-vinilo de etileno é um material selante de cura rápida que protege as células fotovoltaicas contra o envelhecimento causado por raios UV, temperaturas extremas e umidade, garantindo que o máximo de luz visível atinja as células solares.

Backsheet: material plástico branco que vai na parte de trás do painel solar para proteger os componentes internos do painel solar e agir como um isolante elétrico.

Caixa de Junção: fica na parte de trás do painel solar onde as células fotovoltaicas são interconectadas eletricamente.

Molduras do painel solar de alumínio anodizado: é o frame do painel solar, uma moldura de alumínio anodizado que garante a sua integridade. Ela protege na hora da instalação como assegura que o painel não torça e trinque as células.

2º Passo: Processo de fabricação do Painel Solar

O processo de fabricação do painel fotovoltaico consiste em:

Limpeza do vidro: numa máquina especial e com água passada por osmose reversa, é realizada a limpeza do vidro, fundamental para que não se forme bolhas no painel depois de laminado e pronto.

Interconexão das células fotovoltaicas: um dos processos mais críticos e difíceis. As células são interconectadas por fios condutores feitos de cobre ou alumínio. Cada voltagem possui uma quantidade de séries e células. Uma máquina de solda especial une as conexões.

Sistema de montagem da matriz de células (Layup): processo de coletar as séries de células fotovoltaicas interconectadas e posicionar elas sobre o vidro e o EVA. Por ser delicado, o processo é realizado por uma máquina especial (que evita a quebra das células e garante o alinhamento).

Interconexão manual: as strings de células são soldadas e assim é criada uma ligação elétrica entre elas.

Posicionamento do EVA e backsheet: a segunda folha de EVA é colocada sobre a matriz de células e em seguida o backsheet sobre o EVA.

Laminação do painel solar: quatro painéis entram em uma máquina de laminação (como se fosse uma máquina de plastificar) e é nesse processo que o EVA vai se derreter/fundir e unir todas as camadas, garantindo durabilidade. A rebarba desse material é retirada em seguida.

Instalação da caixa de junção: a caixa é fixada usando o silicone como selante ou uma fita especial dupla-face.

Colocação das molduras de alumínio: a moldura de alumínio do painel solar fornece rigidez e proteção para o vidro do painel.

Teste e inspeção: são necessários pelo menos dois testes (flash teste e teste de eletroluminescência) e outros testes em laboratório.