VANTAGENS DE TER UM SISTEMA DE ENERGIA SOLAR

VANTAGENS DE TER UM SISTEMA DE ENERGIA SOLAR

Com um mundo em constante mudança e cada dia mais evoluído a nível tecnológico, surgiu nos últimos anos uma série de novas tecnologias voltadas para o aproveitamento de energias renováveis como a geração de energia através de um sistema de energia fotovoltaica ou popularmente conhecida como energia solar.

Além da utilização de energia solar em residências, cada vez mais a energia solar é utilizada em grande escala, como em parques e usinas solares no mundo todo.

A Energia Solar é proveniente da energia gerada pelos raios solares, onde é convertida em energia útil, para a produção de eletricidade ou de calor (sistema de aquecimento solar).

Para se ter uma ideia, em apenas um segundo o sol produz mais energia (internamente) que toda energia usada pela humanidade desde o começo dos tempos. Saber transformar essa energia em eletricidade de maneira viável, faz com que o seu potencial seja ilimitado.

Dentro deste contexto apresentamos as principais vantagens de ter um sistema de geração de energia fotovoltaica. Confira abaixo:

1-Autossuficiente e renovável

Os sistemas fotovoltaicos são geradores de energia que utilizam a energia do sol como único combustível. Isso torna a tecnologia fotovoltaica extremamente confiável, devido à abundância e disponibilidade do sol no Brasil.

Tal característica traz uma vantagem competitiva enorme quando se compara a tecnologia fotovoltaica com outras fontes de energia como hidrelétricas, carvão e gás. No caso do Brasil, por exemplo, onde mais de 60% da matriz energética corresponde à hidrelétricas, ficamos dependentes de regimes de chuva que mantenham os reservatórios em bons níveis de operação, além de fontes de backup com elevados custos de geração e constante intervencionismo do governo no preço da energia.

Ter seu próprio sistema de geração de energia, significa estar menos vulnerável aos preços impostos pelo governo.

2-Não há ruídos, não há poluição

A geração de energia fotovoltaica não provoca ruídos significativos e nem emite qualquer tipo de poluição. Isso permite que os sistemas sejam instalados em residências, sem prejudicar os moradores ou vizinhos. Além disso, é possível utilizar espaços ociosos como telhados e coberturas, eliminado a necessidade do comprometimento de áreas úteis para a instalação dos módulos fotovoltaicos. Porém é importante frisar a importância de um estudo prévio para o posicionamento dos módulos nos telhados, visando aumentar a eficiência de geração dos sistemas.

3-Facilidade de instalação

A instalação de um sistema fotovoltaico é rápida e simples. Na maioria dos casos, os módulos e o inversor são fixados no telhado e paredes já existentes no imóvel, sem necessidade de estruturas adicionais. A string-box (quadro com dispositivos de proteção) geralmente é fixada próximo ao inversor. Mesmo com proteção UV, recomenda-se que todo cabeamento seja protegido por eletrodutos rígidos. O funcionamento do sistema também é muito simples. Uma vez instalados e averiguados todos os componentes, o inversor já pode ser configurado e testado. Após aprovação da concessionária, o sistema poderá ser ligado para início da geração. O prazo para aprovação do projeto e homologação junto à concessionária é regulado pela ANEEL e pode durar no máximo 34 dias, contados a partir da entrada do pedido.

4-Baixo custo de manutenção

Os sistemas fotovoltaicos requerem baixíssimo esforço e custo de manutenção. Recomenda-se que os módulos sejam lavados com água a cada 6 meses. Porém a instalação dos módulos com uma inclinação mínima faz que a própria chuva ajude na limpeza dos mesmos. A instalação do inversor e da string-box em locais protegidos e a utilização de eletrodutos rígidos nos cabeamentos também evitam o desgaste precoce dos componentes.

5-Vida útil e retorno do investimento

A vida útil dos sistemas fotovoltaicos gira em torno de 25 anos, sendo que na maioria dos casos, o retorno do investimento acontece entre 4 e 8 anos. Essa variação é devida ao local onde será instalado o sistema, já que o retorno do investimento depende do valor da tarifa de energia e do potencial de geração solar do local. Quanto maior a tarifa da concessionária local (R$/kWh), mais vantajosa é a instalação de um sistema fotovoltaico e, portanto, mais rápido será o retorno do investimento. Após o período de retorno do investimento, toda energia gerada pelo sistema pode ser considerada como lucro.

6-Valorização do imóvel

Estudos mostram que imóveis com sistemas fotovoltaicos instalados são mais atrativos para o mercado, já que trazem a solução pronta, proporcionando economia real para o futuro comprador.