13Dez

PRIMEIRO TREM DO MUNDO MOVIDO 100% A ENERGIA SOLAR

Já imaginou andar em uma locomotiva dos anos 70 que dispensa combustível? Em New South Wales, na Austrália, isso já é possível na rota de três quilômetros entre as estações de North Beach e Byron Beach. A Byron Bay Railroad Company restaurou um modelo e o transformou no primeiro trem do mundo movido a energia solar.

Destinada ao turismo, o trem tem capacidade para transportar cem pessoas sentadas e espaço adicional para passageiros em pé, bagagens, motos e pranchas.

Primeiro Trem movido a energia solar Locomotiva sustetável transporta até 100 passageiros sentados

Segundo a companhia, o projeto inicial era de um trem vintage movido a diesel, mas, com o desenvolvimento acelerado da tecnologia, a energia solar tornou-se “tecnicamente viável”.

Estimada em US$ 4 milhões, a reforma foi financiada pelo empresário multimilionário Brian Flannery, dono do resort Elements, de Byron Bay, cidade localizada no Estado de Nova Gales do Sul.

Primeiro Trem movido a energia solar Esquema mostra como funciona o trem movido a energia solar

O sistema funciona da seguinte forma: painéis solares projetados no telhado do trem, combinados com a matriz solar, geram a energia que movimenta o trem e carrega o sistema de baterias, suficientes para autonomia de até 15 viagens.

A carga armazenada pelo equipamento foi projetada para operar todos sistemas da carruagem, incluindo potência de tração, iluminação, circuitos de controle e compressores de ar.

Para equilibrar o consumo, a locomotiva opera com uma quantidade mínima de energia durante toda a viagem, uma vez que a pista é nivelada e tem apenas uma pequena curva.

Apesar de o trem ser movido a energia solar, ele permanece com um dos dois motores a diesel tradicional de fábrica: o NT855 da Cummins, reconhecido dentro da indústria como um motor de queima limpa. Sua presença serve apenas para dar peso e equilíbrio e ser uma opção de emergência no caso de pane elétrica.

Créditos: Catraca Livre