5 equipamentos movidos a energia solar que você não sabia

5 equipamentos movidos a energia solar que você não sabia

Conteúdo original

Já existem muitos equipamentos movidos a energia solar, tanto aqueles com preços acessíveis quanto os que ainda necessitarão de um certo tempo para “caber no bolso” – já até citamos alguns bons exemplos neste post aqui.

Mesmo assim, essa é uma ótima notícia, pois, de uma forma geral, esses produtos reforçam a sustentabilidade no planeta, pois contribuem para a redução de materiais não-renováveis ou que agridem o meio ambiente.

Hoje, listamos mais alguns exemplos de produtos simples e também inusitados que são movidos a energia solar. Confira.

1. Calculadora sem pilha

Calculadora sem pilha utiliza energia solar

Você já deve ter tido – ou ainda tem – uma calculadora dessas, que é movida a luz solar, mas talvez não tenha se dado conta de como isso é possível em um objeto tão pequeno. Aliás, esse é um dos equipamentos movidos a energia solar que muitas pessoas utilizaram sem notar o poder dessa tecnologia.

Nessas calculadoras, compostas por pequenas placas fotovoltaicas de silício, quando a luz solar as atinge, uma quantidade dela é absorvida pela placa.

Dessa forma, a energia permite que os elétrons fluam livremente, sendo que esse fluxo é uma corrente, que, em contato com um metal, faz com que a calculadora funcione.

Existem vários modelos de calculadoras que funcionam apenas desse modo, mas alguns deles também vêm com uma bateria auxiliar para os casos de falta de luz solar.

2. Carregadores de celular com energia solar

Carregadores de celular que utilizam energia solar

Sim, já existem equipamentos movidos a energia solar para os nossos dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Além de portátil, o carregador pode ser levado para a rua, de forma que você possa recarregar o aparelho até mesmo em movimento, dependendo da posição do sol.

O carregador tem uma placa fotovoltaica que fornece energia para a bateria do celular sempre que ele estiver exposto ao sol. Alguns modelos são conectados via cabo USB e outros funcionam sem fio. Em dias nublados, o aparelho tende a carregar o celular de forma mais lenta.

Já é possível encontrar diversos modelos de carregadores solares pela internet e a preços bem competitivos, na faixa de R$ 50 a R$ 100. Mesmo assim, é aconselhável que se adquira um modelo devidamente certificado pelo Inmetro para garantir a segurança no uso.

3. Isqueiros

Isqueiro acionado por energia solar

Compostos por um espelho parabólico, o isqueiro movido a energia solar consegue refletir a luz de uma determinada altura, criando uma faísca.

Ele, que é mais um dos equipamentos movidos a energia solar, é muito utilizado para atividades de camping e o seu principal diferencial em relação ao isqueiro tradicional é que não tem prazo de validade – além de economizar e evitar a emissão de combustível, no caso, o butano. Esse isqueiro também é à prova de vento e de água.

4. Churrasqueira também é um dos equipamentos movidos a energia solar

Churrasqueira funcionando com energia solar

Já é possível planejar um churrasco entre amigos com uma churrasqueira bem ecológica. A churrasqueira solar já é comercializada pelo mundo e, de acordo com uma das fabricantes, o equipamento pode atingir temperaturas de até 290ºC.

A churrasqueira funciona capturando a luz ultravioleta em seu compartimento isolado a vácuo – o que deixa o seu exterior frio, evitando acidentes.

Por funcionar por conta da luz ultravioleta, a churrasqueira solar também funciona bem à sombra, não necessitando de exposição direta ao sol.

5. Carros movidos a energia solar

Carro movido a energia solar

Além dos carros elétricos, que já ganham adeptos pelo mundo, projetos de veículos movidos a energia solar já estão saindo do papel.

Um bom exemplo é a montadora alemã Sono Motors, que criou um modelo batizado de “Sion”, fabricado por meio de financiamento coletivo, e que deve começar a ser vendido ainda em 2018.

O carro contará com 7,5 metros quadrados de células fotovoltaicas em sua lataria, no capô e nas portas. Será possível gerar energia suficiente para rodar 30 quilômetros em um dia sem a necessidade de ligá-lo à tomada – ele também terá a possibilidade de ser carregado na energia elétrica.

E uma notícia bastante animadora – pelo menos para quem vive na Europa – é que o modelo mais básico do Sion será vendido a um preço bem em conta, em torno de 12 mil euros, enquanto a versão mais potente tem previsão de ser comercializada a 17 mil euros.

Gostou de conhecer alguns equipamentos movidos a energia solar? Qual deles você teria? Aproveitando o tema, preparamos um post tirando as principais dúvidas sobre ter energia solar em casa – uma realidade cada vez mais acessível para os brasileiros. Até a próxima!