Padaria que investe em tecnologia e inovação

Padaria que investe em tecnologia e inovação

Como todo estabelecimento comercial, as padarias desenvolvem ambientes que oferecem conforto e bem-estar aos clientes, além de praticidade aos seus colaboradores. Entretanto, o ambiente é relativamente pequeno quando comparado ao seu consumo. A lista de equipamentos elétricos (como refrigeradores, câmaras frias, ventiladores, resistências, iluminação, entre outros) é grande e a tendência é que fique cada dia maior. Com a City Bread, a história não é diferente. Com a intenção de ampliar os investimentos em equipamentos de maior eficiência, a City Bread pensou também nos benefícios que um estudo de eficiência energética poderia trazer. Começou assim uma nova etapa dessa tradicional panificadora. 

Para que as soluções propostas fossem assertivas, iniciou-se um estudo chamado de “Perfil de Consumo” no qual, através de um analisador conectado aos circuitos elétricos da edificação, foi possível determinar quais eram os equipamentos, horários e características que deveriam ser priorizadas. Os primeiros passos foram rapidamente definidos como sugestões para melhoria do consumo energético por parte do estabelecimento. Eram eles: a melhoria dos sistemas de iluminação, refrigeração e consumo generalizado. Para iluminação, a partir de um novo estudo luminotécnico, foi sugerido a substituição das convencionais lâmpadas fluorescentes por tecnologias de LED, oferecendo ainda mais conforto aos clientes e respeitando as normas para desenvolvimento das atividades dos colaboradores; na refrigeração, compressores de maior eficiência, geladeiras expositoras fechadas e balcões frigoríficos modernizados; no consumo generalizado, a solução era uma só: gerar sua própria energia. Entretanto, para essa solução, um novo problema.

Os geradores fotovoltaicos apresentam a melhor relação de custo benefício para a City Bread. A estrutura física é favorável e o retorno financeiro apresenta boa perspectiva no investimento, porém o ponto crucial é o elevado consumo da unidade. Todo projeto de energia fotovoltaica é realizado pensando na redução do consumo de energia através da autogeração. Mas, com seu elevado consumo, o gerador também ficaria grande demais para o prédio. Pensando nas limitações encontradas, a solução foi adequada a realidade: já que não seria possível gerar 100% da energia consumida, optamos por gerar 100% do que podemos! Assim, o gerador foi dimensionado pensando na maior capacidade possível para a área disponível.  A análise não parou por aí. A autogeração continuaria mantendo sua eficiência, mesmo quando os demais planos de ação fossem aplicados.  

 

A eficiência nunca termina

As soluções propostas também consideraram ações futuras para a padaria. As próximas etapas serão: instalação de gerador de energia elétrica movido a gás natural para possíveis emergências, alteração na classificação de Bandeira Tarifária, substituição de fornos a gás. 

A instalação do gerador movido a gás natural visa manter o pleno funcionamento das funções vitais da padaria, mesmo em situações eventuais em que o fornecimento da concessionária seja interrompido. A opção pela utilização de gás como combustível alia a existente disponibilidade de gás encanado com as vantagens da menor emissão de poluentes, dispensando a da instalação de tanque de combustível e caixa de contenção. 

A classificação tarifária que optamos por implementar é a tarifa branca. A bandeira branca é a “primeira” modalidade horo sazonal de cobrança de energia para clientes que não são de alta tensão. Como vantagem, ela oferece tarifas diferenciadas para horários de ponta e fora de ponta. Com pequenas adequações nos horários de produção, a implementação da tarifa branca é uma ótima maneira de reduzir o custo da energia consumida sem a necessidade de grandes obras. E o melhor, o gerador fotovoltaico, já existente, continuará sendo um grande aliado.  Quanto a substituição dos fornos, é inegável que eficiência não é uma exclusividade do consumo de energia elétrica, né? Afinal, a efetividade se traduz em continuar produzindo igual, mas gastando menos e com melhor custo benefício. 

Toda essa solução personalizada foi viável apenas por conta do excelente e eficaz desempenho da Asthor Energia. Trata-se de uma empresa fundada há mais de 10 anos que se destaca no mercado de energias renováveis, geração distribuída e eficiência energética. Sempre atenta em relação a qualidade e confiabilidade de seus produtos e serviços, ela dispõe de uma equipe completa com profissionais especialistas em Energias Renováveis e geração de energia solar tanto para empresas quanto para residências.