Cresce a procura por energia solar no Brasil

Cresce a procura por energia solar no Brasil

A Soltep Energia Solar Fotovoltaica e Automação Industrial é uma das empresas do setor que registra a maior busca pela solução, sinônimo de sustentabilidade e economia.

Reduzir gastos e valorizar questões relacionadas à sustentabilidade são algumas das tendências que ganharam força com a pandemia do novo coronavírus. A aposta em energia solar está alinhada a estas premissas não apenas em momentos de crise econômica, mas principalmente por trazer benefícios duradouros.

O mercado de energia solar está em ascensão. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em 2019 as instalações das placas de energia limpa triplicaram. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), entre janeiro e maio de 2020 foi instalado cerca de 1 gigawatt (GW) de geração solar fotovoltaica do Brasil, fazendo com que o país alcançasse a marca de 5,5 GW de potência instalados, número considerado ainda baixo e com enorme potencial de crescimento. O Ministério de Minas e Energia (MME), por meio do Plano Decenal de Expansão de Energia, estima que a instalação de placas solares deverá quadruplicar no Brasil até 2029.

Apesar de os sistemas fotovoltaicos, que transformam raios solares em eletricidade, serem mais procurados pelos consumidores residenciais, os setores de comércio e serviços, indústrias e consumidores rurais também vêm conhecendo os ganhos e apostando nesta escolha, que favorece o consumo eficiente de energia e de recursos naturais, prevenindo a emissão de poluentes.

Economia de energia imediata

A Soltep Energia Solar Fotovoltaica e Automação Industrial, empresa com sede em Três Pontas, MG, confirma o aumento da procura por parte da indústria e de produtores rurais. “Temos visto o crescente interesse, principalmente do setor cafeeiro no sul de Minas”, afirma Marcos Antônio Corrêa, proprietário da empresa.

Há cinco anos, a Soltep executa projetos e faz a instalação de usinas fotovoltaicas de pequeno, médio e grande portes.

Outro esclarecimento importante é sobre o investimento para a instalação do sistema de energia solar fotovoltaica, que atualmente tem o custo bastante atrativo.

Proprietário da Fazenda São João, produtora de café no município de Campos Gerais, MG, João Carlos de Andrade relata que logo após o início da operação do novo sistema de energia, em fevereiro, já foi possível sentir os benefícios e a estimativa é que a cada ano ele economize R$ 25 mil.

Soluções em automação industrial

A Soltep, que atua no mercado industrial desde 2011, também oferece outros serviços como montagem de painel de força e comando, automação de geradores de energia e de equipamentos com comando à distância, instalação de para-raios e de bancos de capacitores para melhoria do baixo fator de potência, além de controle de irrigação.

Para o setor cafeeiro, seu principal cliente, a empresa fornece e instala painéis de comando para secador de café; despolpador; lavador e irrigador.

All comments

Leave a Reply